![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZi8oOWHX7LzYdB36_XtvYlFe8ySCPyQ_KbX2Ft4piq5jAHcG6rMB_5tBjqHU1t1TD9taMAzFaAEPI1WK2h0vMjQAdjVAHSbAQfbOMSmx1Dcp9wY0bBLXVzhb8-xTgjoYi6_ijmPsu33s/s200/0065.jpg)
da Efe, em Londres
Uma boa quantidade diária dos ácidos graxos ômega 3, encontrados em alta concentração em alguns peixes e vegetais, ajuda a prevenir várias doenças oculares, segundo um estudo de cientistas americanos e suecos.
O ômega 3 contribuiria para evitar o desenvolvimento, entre outros, da chamada retinopatia da prematuridade, que afeta os bebês nascidos antes das 37 semanas de gestação, e da retinopatia diabética, de acordo com a pesquisa divulgada na última edição da revista científica britânica "Nature Medicine".
Para chegar a essa conclusão, os especialistas estudaram a influência do ômega 3 nos vasos sanguíneos da retina, que, quando vão além de seus limites devido a alguma dessas doenças, formam tecidos fibrosos que tornam confusa a imagem enviada ao cérebro.
Os cientistas observaram que, ao aumentar a presença do ômega 3 na dieta, se reduzia o aumento exagerado do sangue nos vasos da retina, o que evitaria o desenvolvimento de algum tipo de problema.
"As dietas ocidentais normalmente têm pouco ômega 3. Os bebês prematuros estão carentes desses ácidos. A mãe deveria transmiti-los durante o terceiro trimestre da gestação", afirmam os cientistas na revista.
Eles recomendam a ingestão de suplementos de ômega 3 para prevenir a retinopatia (Herbalifeline 3 vezes ao dia)